quarta-feira, 4 de junho de 2008

Cães no "Canil" de Montemor-o-Velho

O meu marido andou a cortar a relva do nosso jardim e ontem ao fim do dia fui ao "Parque Logístico" de Montemor-o-Velho levar os sacos com a relva cortada para pôr na lixeira. Perto desta estão 4 canis onde, volta e meia, estão cães que, não sei qual será o fim deles, mas imagino... Já me disseram que os animais não são abatidos ali, mas que vão para o Canil Municipal de Coimbra (o que é a mesma coisa). Esta semana já me disseram que de, mais ou menos, 15 em 15 dias vai lá um homem abatê-los. Como, não sei. Mas já me falaram em estriquinina (veneno que estimula o Sistema Nervoso Central, é um estimulante medular que causa convulsões violentas, cãimbras musculares, especialmente na garganta e nas costas, contracções, sonolência, grande deficiência do oxigénio em tecidos do corpo e o mau funcionamento renal pode ocorrer como um efeito secundário. A morte ocorre frequentemente devido à paragem respiratoria). Mas isto são tudo suposições, claro. No entanto, vou tentar saber exactamente o que acontece aos cães que lá vão parar ao canil. Se der, também vou tentar tirar fotografias aos canitos que lá estão para colocar aqui. Pode ser que tenham sorte, e alguém com bom coração lhes queira dar um lar. Para já vou fazer a descrição deles: um parece um Husky (lindo!), um castanho de pêlo meio comprido e que está magoado numa patita, outro é castanho e grande, a seguir um pequeno elegante castanho de pêlo curto e por fim, um pequenino preto. São uma doçura. Também tenho que acrescentar que quem trata dos cães que ali estão, devia ter um pouco mais de cuidado com a limpeza dos espaços. Está tudo muito sujo, cheira mal e não consegui ver se eles têm água e comida.

1 comentário:

MCRamos disse...

Pois, pena tenho eu de ser tão impotente, porque se mim dependesse quem manda fazer isso aos animais teria a mesma sorte, para ver se gostava. Animais que salvam pessoas, animais morrem á porta dos hospitais com fome porque o seu dono um dia entrou ali e ele foi atrás, o dono morre e ele fica lá esperando o seu dono...
Os animais não merecem sofrer tanto e digo aqui sem problema algum que mais depressa socorro um animal que certo tipo de pessoas que não fazem falta nenhuma a sociedade.
Conceição