sábado, 21 de junho de 2008

CRUELDADE E IMPUNIDADE EM AVEIRO

Recebi este mail e resolvi partilhá-lo convosco, porque embora não possamos fazer nada pelo pobre animal, pelo menos podemos divulgar as atitudes de seres ditos "racionais" que, continuo sem perceber porquê, insistem em inflingir dor e sofrimento a seres que dependem de nós. E o que mais me revolta, é que estas criaturas ainda se vangloriam dos seus "feitos"! Será que não há justiça nenhuma que ponha fim a estas BESTAS?!? Ora aqui vai:

Enviei a notícia infra para a SIC, mas duvido que a vão passar. Gostaria de a enviar também para outras televisões e jornais porque, sobretudo as televisões, têm um enorme poder no que toca a moldar as mentalidades e acho que têm obrigação de contribuir para formar a consciência ética dos cidadãos relativamente ao sofrimento dos animais. Peço-vos, por isso, que, se tiverem contactos das várias estações de televisão, por favor mos enviem.

Em Aveiro, um indivíduo esmagou as 4 patas a um pequeno cão pertencente a pessoas muito pobres, e deixou-o abandonado no local, vangloriando-se do seu feito perante terceiros. O animal esteve em sofrimento mais de 24 horas até que foi encontrado pelo dono que pediu ajuda. Foi de imediato transportado para uma clínica veterinária por uma voluntária mas já não foi possível fazer nada por ele. Faleceu pouco depois.
Tal acto de crueldade choca qualquer pessoa éticamente bem formada e sensível ao sofrimento, independentemente da maior ou menor simpatia que tenha pelos animais.
A comunicação social desempenha - ou pode desempenhar, se o pretender - um importante papel na formação da consciência ética e cívica dos cidadãos noticiando actos reprováveis como o referido e a que ninguém moralmente bem formado pode ficar indiferente.
Aliás, a investigação criminal e as estatísticas demonstram que quem pratica crueldade contra os animais pratica-a também contra humanos, sobretudo contra os mais indefesos. A maioria dos autores de homicídios, ofensas corporais graves, violação, abuso sexual de menores e roubos, começaram por praticar maus tratos contra animais, passando depois à família e por último a outros cidadãos. Por isso mesmo, as polícias, a nível mundial, tomam cada vez mais em consideração na investigação criminal a prática de crueldade contra animais por parte dos suspeitos. A insensibilidade face ao sofrimento é igual, quer a vítima seja humana ou não humana, precisamente porque no sofrimento os animais sencientes não se distinguem dos humanos.
É errado pensar-se que a violência e crueldade contra animais é um problema menor entre os vários problemas sociais e que, por isso mesmo, não deve merecer atenção por parte dos meios de comunicação social. A denúncia da crueldade contra animais além de contribuir para a formação da consciência ética dos cidadãos relativamente ao respeito pelo sofrimento dos animais, funciona também como prevenção da criminalidade contra as pessoas.
Com os melhores cumprimentos,

Maria da Conceição Valdágua

www.pravi.org
www.invirtus.net/pravi

E aqui estão as fotos do pobre animal:














A Teresa Soares criou esta petição no Care2, a propósito deste acto hediondo. Assinem, por favor! Para que se apurem responsabilidades e se possam punir o(s) responsável(eis), para que não volte a contecer!

http://www.thepetitionsite.com/petition/150413874

Sem comentários: